ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA
RAQUEL WINTER VIEIRA1 *; RAQUEL PRISCILLA DIAS1 ; SIMONE CORTÊS COELHO2 ;
RICARDO LAINO RIBEIRO2
Universidade Unigranrio
Este estudo ressalta a importância do aleitamento materno durante os seis primeiros meses de vida do bebê e a importância de uma introdução da alimentação complementar acompanhado da profissional nutricionista, por ser este o profissional por ser responsável para introduzir uma alimentação saudável expondo a melhor maneira de realiza-la.
Foco alguns tópicos pertinentes de necessário entendimento:
- O leite materno é de fundamental importância para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida. É um alimento completo que fornece inclusive água, como fatores de proteção contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Além do mais, o ato de amamentar é importante para as relações afetivas entre mãe e filho (BRASIL, 2002).
- Nos coloca este ponto que o aleitamento materno protege os bebês contra infecções comuns que seriam respiratórios, as chamadas viroses, sendo este o único e exclusiv alimento do bebê desde seu nascimento até os seis meses de vida, como também a proporção da afetividade entre mãe e filho durante este momento, a segurança e proteção que a mãe passa para o bebê, durante 9 meses ele passou o mais próximo do coração da mãe, e durante a amamentação ele tem a possibilidade de ouvir o mesmo barulho que a tanto o protegeu;

Foco em um item que no meu ponto de vista é determinante e tem extrema importância:
“a falta de informação por parte das mães e da sociedade em geral, inclusive dos profissionais de saúde, tem acarretado impacto negativo na duração da amamentação exclusiva (SENA; SILVA; PEREIRA, 2007).
Importante e de conhecimento geral de profissionais da saúde ligados a gestação e principalmente ao parto, a necessidade de introduzir a amamentação na sala de parto, independente se este foi normal, humanizado ou cesária, para que o estímulo seja imediato ao nascimento do bebê, fazendo que este contato também contribua com desenvolvimento e o vínculo afetivo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário